Biblioteca Pública

A consulta ao acervo da Biblioteca Pública de Varginha “Dep. Domingos de Figueiredo” foi lançada em janeiro de 2016. Após fazer o cadastro presencialmente na Biblioteca, o usuário poderá realizar a reserva dos livros disponíveis bem como providenciar a renovação.

Sem mesmo fazer este cadastro, os internautas podem consultar o que está disponível sem precisar ir à Biblioteca facilitando o dia a dia.

  • Clique aqui para ser redirecionado para o link de consulta.
    Atenção: aguarde alguns segundos até carregar.

Para que o usuário possa levar livros para casa é necessário fazer o cadastro na Biblioteca levando os seguintes documentos: identidade e comprovante de endereço.

Para mais informações:
Tel.: (35) 3690-2141
E-mail: biblioteca@varginhacultural.com.br
Endereço: Praça Governador Benedito Valadares, 141 – centro – 37002-020 • Varginha/MG
Atendimento: de segunda a sexta, das 7h30 às 17h.

Veja a entrevista sobre o lançamento feita pela equipe da TV Princesa.

 

HISTÓRIA

A Biblioteca Pública Municipal Deputado Domingos de Figueiredo foi criada em 29 de novembro de 1960, através da lei Municipal nº 306, sancionada pelo então Prefeito José Resende de Paiva.

Foi fundada em 18 de agosto de 1962 e funcionou a princípio no prédio nº 56 da Praça Pinto de Oliveira, com um acervo de pouco mais de 1.000,00, adquiridos por meio de doações e compra pela prefeitura, e com duas funcionárias para atendimento.

Em “9 de Junho de 1964” o prefeito José Braga Jordão sancionou a lei nº 403 que deu-lhe a denominação.

No governo do Dr. Jaci de Figueiredo, a biblioteca foi transferida para o velho prédio onde funcionava a Prefeitura Municipal, onde permaneceu por mais de quatro anos.

O Prefeito Dr. João Eugênio do Prado, verificou a necessidade de dar a Biblioteca um prédio próprio onde ela pudesse ser bem instalada. Construiu e foi inaugurada em “7 de outubro de 1972”. Era um prédio com três pavimentos onde a Biblioteca funcionava no último andar com instalações modernas dando aos seus consulentes maior conforto.

No governo do Prefeito Aloísio Ribeiro de Almeida o acervo da mesma estava com cinco mil e oitocentos e cinquenta e cinco volumes registrados e o funcionamento era nos seguintes horários: 8:00 às 12:00 com intervalo para almoço e das 13:00 às 21:00. ‘

No governo do Prefeito Antônio Silva foi nomeada a bibliotecária Eliana Cristina Costa, no ano de 2000.

No governo do Prefeito Mauro Tadeu foi nomeada a bibliotecária Miriam Dande dos Santos, em 2002. Neste ano a Biblioteca possuía um acervo de 16.318 no total; com o funcionamento das 7:00 às 17:00 horas que vigorou até o ano de 2005.

A partir do ano de 2003 a Biblioteca Pública Municipal começa a funcionar já em novo endereço à rua presidente Antônio Carlos, nº258. Antigo Forum (Palacete Vila Vica – Prédio tombado e passado a escritura para a Câmara Municipal de Varginha em 17 de março de 1924).

Em Junho de 2004 foram instalados quatro microcomputadores para viabilização do funcionamento de Internet gratuita ao cidadão público na Biblioteca.

A Inauguração oficial da Biblioteca no referido prédio foi realizada em junho de 2004.

Em 2005 o Sistema de Empréstimo da Biblioteca foi automatizado. Neste ano também o acervo começou a ser reestruturado, sendo com lançamentos literários.

Em novembro de 2008,na gestão do Prefeito Eduardo Antonio Carvalho “Corujinha” a biblioteca mudou-se para a Estação Ferroviária situada a Praça Matheus Tavares nº99, provisoriamente.

Em 23 de agosto de 2009, foi ligada a rede de comunicação interna da Prefeitura, o KOPETE que agiliza os trabalhos facilitando a interação entre a biblioteca e as secretarias. Também foi ligada a internet Municipal com um e-mail: bibliotecamunicipal@varginha.mg.gov.br. Em 23 de agosto de 2009 a biblioteca foi contemplada com um programa que facilita a automação dos trabalhos da biblioteca interagindo setor de empréstimos com serviços técnicos. O Sistema PHL.

A partir de 2012, sob a Chefia da Bibliotecária Ernestina Maria Pereira Campos Dantas, foi instalado o sistema de cadastramento de livros, software gratuito BIBLIVRE, que conta com acervo cadastrado de 6.000 livros até o momento, Seção Infantil, Seção Infanto Juvenil, Acervo diversificado, Área para estudo, Seção de acesso à internet, Serviços de Orientação à consulta, indexação e normalização.

Atualmente, a Biblioteca Pública Municipal localiza-se à Av Governador Benedito Valadares 141, Centro, na Casa da Cultura de Varginha. O atual software adquirido e utilizado pela Biblioteca é o SOPHIA com acervo cadastrado de 8.967 títulos e 15.615 exemplares. Totalmente informatizada possui ainda Seção Infantil, Seção Infanto Juvenil, Acervo diversificado, Área para estudo, Biblioteca Virtual, Serviços de Orientação à consulta, indexação e normalização e oferece agora a consulta On line ao acervo, bem como, serviços de reserva e renovação.

EQUIPE

  • Dorival Ribeiro de Oliveira – Atendimento ao público
  • José Carlos Barbudo  -Técnico Computadores

MISSÃO

Proporcionar o desenvolvimento cultural a todos os cidadãos de forma a responder às necessidades de indivíduos e grupos nas áreas da educação, informação e desenvolvimento pessoal através da informação em todos os níveis, da multiplicidade de seus recursos e do estímulo à leitura como forma de inclusão, participação e transformação social. A biblioteca tem um papel importante na sociedade pois através dela é-nos facultado o acesso a um amplo e diversificado leque de conhecimentos, ideias e opiniões. A biblioteca pública é o centro local de informação, tornando prontamente acessíveis aos seus atualizadores o conhecimento e a informação de todos os gêneros. Portanto deve:

1. “Assegurar a cada pessoa os meios para evoluir de forma criativa.”
2. “Criar e fortalecer os hábitos de leitura nas crianças, desde a primeira infância.”

SERVIÇOS OFERECIDOS PELA BIBLIOTECA PÚBLICA

  • Empréstimo domiciliar de livros, obras de literatura para leitura e de obras de pesquisas para serem feitas em casa ou no recinto;
  • Acesso gratuito a internet e e-mail;
  • Leitura e pesquisa local;
  • Orientação à pesquisa bibliográfica;
  • Pesquisa em documentação referente a Cidade de Varginha(MG);
  • Programação cultural;
  • Visitas para escolares, mediante agendamento.

SETORES DA BIBLIOTECA PÚBLICA

REFERÊNCIA
O Setor de Referência oferece atendimento especializado ao usuário, orientações para estudos e pesquisas e consulta ao acervo. É composto de enciclopédias, dicionários, anuários, folhetos e pastas de recortes, acervo geral, jornais diários e revistas.
MULTIMEIOS
O Setor de Multimeios oferece ao público acesso gratuito à internet, para pesquisas, digitação e envio de e-mails.

O REGULAMENTO DO SETOR:

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DA BIBLIOTECA
das 7h30min às 17h

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DA INTERNET
das 7h30min às 17h

CONDUTA DO USUÁRIO

  • Solicitar seu acesso ao atendente na recepção que anotará seu horário de entrada , saída e assunto da utilização no cadastro de acesso diário;
  • Favor deixar o micro em tempo hábil;
  • O acesso é permitido para uso de apenas um usuário por computador;
  • Ao término da pesquisa deve retirar-se imediatamente do micro;
  • Apenas usuários cadastrados na biblioteca terão direito ao acesso à internet;
  • A cada usuário o tempo permitido é de 30(trinta)minutos, três vezes por semana;
  • Durante a pesquisa, o usuário deverá manter-se em silêncio, o contrário fará com que seja solicitado retirar-se do micro;
  • Solicita-se o favor de não permanecer no local portando pastas, mochilas e sacolas;
  • O lanche é proibido junto aos micros;
  • É proibido usar celular de forma a perturbar os demais pesquisadores;
  • A navegação por site erótico, pornográfico e/ou anti-ético é expressamente proibida. O usuário que infringir esta norma terá seu acesso a internet bloqueado;
  • No caso de danos provocados por brincadeiras no computador o usuário será notificado;
  • O usuário com qualquer problema ético com a biblioteca ficará impossibilitado de acessar a internet.

ARQUIVO DE DADOS MUNICIPAIS
O arquivo de dados Municipais reúne, divulga e preserva, criteriosamente, toda a produção bibliográfica existente da cidade, assegurando aos pesquisadores acesso aos dados históricos de Varginha(MG).

BRAILLE
A Biblioteca Pública Municipal possui exemplares em Braille, viabilizando o acesso a leitura aqueles portadores de deficiência visual que queiram utilizar-se dos mesmos.

EMPRÉSTIMO
Existem cerca de 20 mil títulos para empréstimo, entre eles: obras de literatura, biografias, auto-ajuda e outros. O setor de empréstimos da Biblioteca Pública Municipal funciona na Praça Matheus Tavares nº 99 (Estação ferroviária).

TELEFONE: 3690-2141

SEÇÃO DE INSCRIÇÃO E EMPRÉSTIMO
Para utilizar o serviço de empréstimo domiciliar, o interessado deverá fazer seu cadastro na Biblioteca.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:
Carteira de identidade e ou Certidão de nascimento;
Comprovante de Residência: Conta de água, luz ou telefone ou, ainda, correspondência recebida por via postal, nos últimos três meses.
(Observe-se que, qualquer um desses documentos deve ser atual e estar em nome do usuário interessado na inscrição)

INFORMAÇÕES IMPORTANTES
Menores de 10 (dez) anos devem ser autorizados pelos pais ou responsáveis;
Os dados de cadastro de leitor deverão ser renovados anualmente;

EMPRÉSTIMO E DEVOLUÇÃO

  • Para emprestar, renovar empréstimo e devolver livros, o usuário deve observar os seguintes procedimentos:
  • Dirigir-se ao setor de empréstimo com os livros que deseja retirar. Pode-se tomar por empréstimo até três livros circulantes de cada vez, desde que sejam de títulos diferentes;
  • O prazo de empréstimo é de (15) quinze dias, podendo ser renovado por mais uma vez, pelo mesmo período, com exceção dos livros indicados para os concursos vestibulares e solicitados pelas escolas, por razões de interesse coletivo;
  • Os livros são emprestados em absoluta confiança: o usuário é responsável pela guarda e devolução dos mesmos na data indicada e nas mesmas condições do empréstimo;
  • O livro emprestado deve obrigatoriamente ser devolvido no setor de empréstimo. Quando entregue ou deixado nas salas a devolução não é processada, impedindo novo empréstimo e gerando multas que não poderão ser abonadas;
  • Se na data da devolução não houver expediente na Biblioteca, os livros devem ser devolvidos no primeiro dia útil seguinte.

EXTRAVIO DE LIVRO
Se houver dano ou extravio do livro emprestado é obrigatória a reposição com título igual. Em caso de edição esgotada, a reposição deve ser feita com livro de assunto e valor equivalente ao extraviado, conforme indicação da Biblioteca Pública.

ADMINISTRAÇÃO
Dentre as atividades realizadas pela Administração da Biblioteca Pública Municipal destacam-se aquelas relacionadas ao planejamento, avaliação e discussão dos serviços prestados, elaboração de projetos, busca de parcerias, distribuição de tarefas, coordenação de recursos humanos e materiais, atuando em consonância com as orientações emanadas da Secretaria de Educação e Cultura.

PROCESSAMENTO TÉCNICO
No Setor Técnico realiza-se o processamento técnico informatizado dos materiais que fazem parte do acervo da Biblioteca Pública Municipal: inclusão de dados na base, classificação, indexação e catalogação dos materiais.

RESTAURAÇÃO
As obras da Biblioteca Pública necessitam permanente recuperação e restauro para que tenham maior durabilidade e possam rapidamente ser disponibilizadas para os usuários. A Restauração realiza um meticuloso trabalho através de seus profissionais, contando ainda com a ajuda de voluntários e parceiros. Tomam-se todos os cuidados para que os livros, revistas, álbuns e outros materiais não sejam descaracterizados com essa recuperação.